O Facebook anunciou nesta quinta-feira (16) os vencedores globais do Facebook Awards, premiação anual que reconhece os melhores trabalhos na plataforma, e que premiou duas campanhas brasileiras nesta edição.
As campanhas são reconhecidas por sua originalidade, inovação e eficiência na geração de resultado para as marcas no Facebook e Instagram, e este ano duas campanhas brasileiras ficaram entre as melhores do mundo.
A campanha “Coleção livros na timeline”, do Itaú realizada pela agência Africa, e que usou a ferramenta Canvas para criar pocket books infantis na rede social para adultos lerem para crianças, foi uma das ganhadoras do prêmio GOLD na categoria Melhor Uso do Facebook. Já a campanha “Don’t Like & Drive”, desenvolvida pela Blue Hive Brazil para a Ford Motor Company no Brasil, faturou a premiação SILVER na mesma categoria.
Pela primeira vez em seus 5 anos de existência, o Facebook Awards promoveu competições regionais nos quatro continentes do planeta para eleger as melhores campanhas que, então, competiram na final Global. O Brasil foi destaque na América Latina, classificando nove das 14 campanhas que disputaram os prêmios BLUE, GOLD, SILVER e BRONZE.
Entre os principais premiados este ano, o destaque foi o ganhador do Blue Award – principal prêmio do Facebook Awards – para a R/GA pela campanha desenvolvida para Beats by Dre, sobre a história do Dr. Dre, fundador da companhia, e um aplicativo para as pessoas criarem memes e compartilharem em nossa plataforma.
O Facebook é possível desenvolver storytelling usando as ferramentas disponíveis pela plataforma. Entre as possibilidades estão o uso do Slideshow, no qual o Brasil é o primeiro em visualizações, e o Canvas, que já foi visto em mais de 186 países, sendo que o Brasil é o segundo com mais visualizações, atrás apenas dos Estados Unidos.
A seguir, confira a lista completa de vencedores.
VENCEDOR PRÊMIO BLUE:
Beats by Dre – R/GA (Estados Unidos)
VENCEDORES DO PRÊMIO GOLD:
- Campanha integrada:
- The Subaru Make a Dog’s Day Initiative – Subaru of America / Carmichael Lynch (EUA)
- Unsuitable Journey – M.J. Bale/ Whybin/TBWA Sydney — (Austrália)
- Ariel – Share the Load/ Proctor and Gamble India/ BBDO India — (Índia)
- Melhor Uso do Facebook:
- SONIC #SquareShakes – SONIC Drive-In/ Goodby Silverstein & Partners (EUA)
- Coleção livros na timeline – Itaú / Africa (Brasil)
- Silent Ads – Hotels.com / CP+B (EUA)
- The Boys – Pacific Brands Underwear/ Clemenger BBDO Melbourne (Austrália)
- Facebook for Good:
- Give Me A Heart – Organ, tissue, and eye donation / Ogilvy & Mather Chicago (EUA)
- Pequenas Empresas:
- This Unicorn Changed the Way I Poop – Squatty Potty / Squatty Potty (USA)
VENCEDORES DO PRÊMIO SILVER:
- Inovação:
- Dreams of Dali – The Dali Museum / Goodby Silverstein & Partners (EUA)
- F21 Thread Screen – Forever 21 / BREAKFAST (EUA)
- Facebook for Good:
- KAFA (enough) Violence & Exploitation – NGO/ Leo Burnett Beirut (Líbano)
- Campanha Integrada:
- Justino — Loterias y Apuestas del Estado, Leo Burnett Madrid (Espanha)
- Melhor Uso do Facebook:
- Smirnoff Instagram Your Fridge – Lion/ Special Group (Nova Zelândia)
- Bufferface – Verizon / R/GA (EUA)
- Don’t Like & Drive – Ford Motor Company / Blue Hive Brazil (Brasil)
- The Tough Sell – Volkswagen Australia/ DDB Sydney (Austrália)
VENCEDORES DO PRÊMIO BRONZE:
- Facebook for Good:
- I Am A Witness – Ad Council / Ad Council (EUA)
- Give Mom Back Her Name – NGO/ IMPACT BBDO (Egito)
- Campanha Integrada:
- Rainbows – Frito-Lay / Goodby Silverstein & Partners (EUA)
- Melhor Uso do Facebook:
- Handheld – Westpac/ DDB New Zealand (Nova Zelândia)
- The Laziest Competition Ever – Carlton and United Brewing/ Clemenger BBDO Melbourne (Austrália)
- Saudi Women’s Online March – P&G/ Leo Burnett Beirut (Arábia Saudita)
VENCEDORES SHORTLIST:
- Facebook for Good:
- Adoptable Trends – Pet Adoption / Dieste (EUA)
- #nolikesforracism – Licra/ DDB Paris (França)
- Inovação:
- Catstacam – Mars Petcare/ Clemenger BBDO Sydney (Australia)
- Mother’s First Song – AIA Life Korea/ The Creamunion (South Korea)
- Pequenas Empresas:
- Eddie the Eagle Promotion – Jimmy Beans Wool / Jimmy Beans Wool (EUA)
Fonte: ADNEWS