COMO ENCONTRAR O SÓCIO IDEAL PARA A SUA EMPRESA

separator

Este artigo é parte de DBA, uma série sobre Mashable sobre o funcionamento de um negócio que apresenta insights de líderes em empreendedorismo, capital de risco e de gestão.

Muitos dos novos empresários fazem a mesma pergunta – E se eu não tiver um sócio?
Eu quase sempre incentivo a encontrar um. Ter um sócio não é apenas uma boa maneira de dividir as duras tarefas como também evitar o desperdício de tempo na procura incessante de encaixar a sua empresa no mercado de trabalho.Ter dois sócios ao invés de apenas um único fundador, aumenta significativamente as chances de sucesso.

Dividir a carga de trabalho em uma empresa em estágio inicial, mantendo-se responsável para fazer as coisas que você disse que ia fazer e trazer uma variedade de conjuntos de habilidades para a mesa parece aumentar as chances de sobrevivência após o primeiro ano, aumento de capital e crescimento de clientes rapidamente.

Encontrar o sócio certo, no entanto, pode ser um campo minado. Não só a pessoa tem para complementar suas habilidades, como também tem que complementar a sua personalidade – todos em circunstâncias tremendamente únicas. Além de tudo isso, as relações sociais e familiares existentes podem complicar essa relação. Não é de admirar que mais de 60% das falências das empresas apontam para lutas entre os sócios como causa principal.

Como eu tenho acompanhado os relacionamentos entre sócios a alguns anos, irei compartilhar algumas das coisas que eu gostaria de ter feito na busca de minha equipe para um início perfeito.

1. Descobrir lacunas em suas habilidades e Experiências Passadas

Vamos dizer que você tem um MBA e passou anos trabalhando em finanças, mas você não tem idéia de como construir qualquer coisa remotamente técnica, e tempo para encontrar alguém que tenha feito isso antes, e possa lidar com a tomada de decisão técnica.
Você é um prodígio de produto e design, mas você nunca pensou sobre como alcançar um rápido crescimento de clientes para sua ideia de negócio na internet? Tente encontrar um Sócio, que é um gênio e domine essa sua necessidade.

Outra maneira é entender quais as funções trabalho que você gostaria de ser responsável na empresa, e, em seguida, identificar quais funções que você gostaria que o seu colega de trabalho cumprisse. Quando começamos a nossa empresa, o meu sócio e eu mais ou menos dividimos nossas áreas de responsabilidade pela “interna” (produto, tecnologia, financiamento) e (desenvolvimento de negócios, marketing, crescimento) e “externa” de jogar para os nossos pontos fortes.

2. Use sua rede de falar com muitas pessoas

Agora que você sabe um pouco sobre o que você está procurando, se você tiver sorte o suficiente e viver em uma área com ambiente empreendedor, você pode começar a plantar suas sementes e ir em busca de conhecer as pessoas que se qualificam para representarem as suas recomendações.

Diga a seus amigos sobre a sua ideia

Diga a seus amigos sobre a sua ideia; dizer-lhes o que você está procurando é um excelente começo, vasculhar conexões no LinkedIn entre pessoas que podem se encaixar. Participar de muitas reuniões em cafés, ir a eventos e estar sempre presente – você irá encontrar muitas pessoas, o que só aumenta a probabilidade de encontrar a pessoa certa.

Se você não tem uma rede de inicialização grande e próspera localmente, ou mesmo se você fizer isso, certifique-se de usar os recursos disponíveis para você. Tente participar de eventos de empreendedorismo locais em universidades locais ou espaços de coworking, e tentar se conectar com as pessoas que dirigem programas para a primeira inicialização  de estágio (aceleradores, fundos de sementes ou de outras organizações que lidam com um monte de primeiros empresários).

Por fim, não ignore suas conexões de primeiro grau – mas, se você escolher em fundar uma empresa com alguém no seu círculo, não entrar nessa relação de ânimo leve. Muitos “especialistas” irão dizer-lhe que esta é uma má idéia, mas na minha experiência, se for feito com cuidado e de forma transparente, você pode encontrar o seu sócio perfeito entre os seus amigos e familiares. Afinal de contas, não é melhor saber exatamente com quem você está pulando na cama?

 

3. Pese os prós e contras

 

Uma vez que você encontrou a alguém,  que você acha que pode preencher as lacunas da sua equipe , é hora de jogar completamente fora tudo que essa pessoa disse que era e suas qualificações de currículo para ver se o relacionamento entre vocês dois irá realmente funcionar a longo prazo.

Você pode encontrar um candidato mais do que ideal para a construir um projeto perfeito, mas  o que  você absolutamente não pode imaginar como é estar na mesma sala com ele ou ela todos os dias para os próximos seis anos.

A verdadeira magica é combinação de personalidade entre os sócios. Iniciando uma empresa é estressante; requer a tomada rápida de decisão na ausência de dados perfeito, um monte de coisas a pagar, longas horas de trabalho, sem qualquer garantia de sucesso e, talvez mais importante, aptidãol para não apenas sobreviver, mas também  em se concentrar  e seguir em frente em meio a condições adversas .

Você absolutamente deve ser capaz de depender da pessoa com quem você está envolvido.

Aqui estão algumas táticas para você  manter em mente quando se sente fora desse ajuste de personalidade:

– Confie no seu instinto. Se você não confiar em alguém de forma intuitiva, não entrará em um relacionamento comercial de longo prazo  (Isso para não dizer também sobre a grande chance de um magoar o outro no processo).

– Pense a longo prazo. Lembre-se que, se tudo correr bem, você estará controlando uma bela e grande equipe em conjunto, para certificar que suas personalidades se complementam e podem fornecer uma variedade de perspectivas à medida que crescem. Se você for um visionário que prefere fornecer orientação do quadro geral, encontre alguém que pode executar as coisas em torno dos detalhes, etc.

– Certifique-se de que ele ou ela podem reconhecer e sorrir dos erros. O pior tipo de relacionamento entre sócios é aquele em que alguém não está disposto a admitir até seus próprios erros, e não pode ver o humor em muitos ”solavancos” na estrada.

– Procure alguém com aptidão e que seja veloz . Lembre-se de qualquer uma pessoa que você tenha visto com enorme sucesso em uma grande empresa (mesmo as empresas de tecnologia como Google ou Facebook) pode não estar acostumadas com desorganização e velocidade que requer ao  fundar uma nova empresa, elas já passaram por esse processo. Teste a habilidade de  alguém que queira colocar a mão na massa e fazer o trabalho do seu lado. Você não quer estar sozinho nessa.

O Batman tinha o Robin. Holmes tinha o Watson. Literatura e cinema estão cheios de duos dinâmicos, cuja soma das partes é maior do que o individual. O mesmo princípio aplica-se a novas empresas  em estágio inicial. Encontrar o parceiro certo, vai fazer com que vocês comecem a se divertir trabalhando juntos para construir algo que “vai ser enorme.”Se fizer um movimento errado nesse começo, você estará lidando com as consequências para longo tempo.

 

Lee Mayer

Foi Vice-Presidente  na Bankrate , atualmente é CEO e co -fundador da Havenly . Responsável pelo o dia -a-dia do lado de negócios e operações da empresa, Mayer supervisiona e administra vários aspectos, como novas contratações e financiamento. Mayer tem um MBA da Harvard Business School e B.s. da Universidade de Columbia.

Fonte: mashable

Tradução: OS3 Estúdio