Nunca antes houve tanta comoção em uma loja da Apple. Nem em seus maiores lançamentos e suas maiores descobertas. Este é o segundo dia da Apple Camp, e uma corrida importante está em andamento. Todo mundo está agrupado em torno do “teatro”, escondido na parte de trás do segundo andar, uma criança está escalando uma coluna de pedra para uma melhor visualização. Outros estão se agachou no chão segurando iPads como se suas vidas dependessem disso. Todos, independentemente da idade, está encantado. Não é seguro para tomar mesmo um único passo pelo chão, que é movimentado com o Spheros – robôs de brinquedo esféricos. Não há nenhuma maneira de dizer qual o caminho que eles irão traçar em seus próximos movimentos, a menos que você seja o garoto controlando o pequeno robô. Na verdade, é notável a rapidez com que as crianças adquirem habilidades necessárias para controlar Sphero. A sessão do dia começa com uma demonstração em torno de uma tela de computador, com um funcionário da Apple mostrando o seu público jovem como usar o app no iPad para controlar e programar Sphero. Eles não precisam dizer duas vezes. A Apple tem realizado acampamentos de verão em suas lojas há vários anos, mas esta é a primeira vez que é introduzido sessões de codificação e robóticas específicas. Este acampamento de três dias ensina codificação e habilidades para crianças de 8 a 12 anos de idade. É uma das várias iniciativas, incluindo os da Microsoft e da Google, projetado para inspirar e ensinar a próxima geração de talentos tecnologicos. Mas este não é um workshop de recrutamento, nem é um exercício de construção de marca. Tal como os seus rivais, a Apple tem investido na fabricação de produtos para a educação. Afinal de contas, não faz mal a empresa introduzir seus produtos para o público jovem, e solidifica-lo tornando-os ainda mais impressionantes. As crianças do acampamento andam com camisas verdes da marca e já se parecem com um grupo de mini trabalhadores da Apple, e sua aptidão para o programa sugere que eles poderiam ser presas ideais para a empresa com sede na Califórnia Cupertino, no período de uma década. Enquanto se observa as crianças balançando entre hiperatividade e concentração intensa, é fácil ver que sua experiência é tão agradável como é educacional. “Por que estamos aqui de novo?” pergunta ao líder do acampamento para o grupo. “Jogar!” alguns grito. “Aprender!”. Ambos estão certos, é claro. É acampamento de verão, não irão a escola, depois de tudo, mas irão adquirir uma experiência que não se aprende em todo verão.

Fonte: Apple, Tech Industry

Fotos: Katie Collins/CNET