SAIBA O PORQUE DAS SUAS FOTOS ESTAREM SAINDO BORRADAS.

separator

Se você é novo na fotografia e tem uma nova câmera, e você está produzindo algumas imagens borradas, mas não sabe o porquê. Há uma série de fatores que fazem isso acontecer, deixe-me ajudá-lo.

Se a sua câmera está no modo “Auto” (ou esportes / ação, macro, existe uma inconsistência de boas imagens nesses modos, e a câmera pode cometer erros.

Em algumas situações, a camera pode errar em todas as fotos. Por exemplo, quando você está fotografando em direção ao sol (quando a luz está no fundo do assunto), a câmera vai ficar confusa pelo sol brilhante e irá superexpor drasticamente suas imagens.
O mesmo conceito se aplica a imagens interiores. Às vezes, a câmera vai ver uma sala um pouco escura e irá retardar tanto a velocidade do obturador que você fará fotos borradas.
Se você está confuso sobre modos e configurações da câmera, você deve procurar artigos mais específicos sobre e/ou estudar o manual da sua camera.

Aqui vão algumas dicas:

Baixa velocidade do obturador

A primeira coisa que eu olho, quando eu tiro uma foto borrada, é a  velocidade do obturador. Se ele estiver muito lento, um conjunto de coisas podem acontecer. A primeira coisa é o que chamamos de “tremor da câmera”.

Acontece porque suas mãos na verdade, não ficar perfeitamente imóveis quando você tirar uma foto. Você simplesmente não vê esse problema olhando na tela da câmera, só se a velocidade do obturador for baixa demais a ponto de você enxergar no visor, caso contrário, você geralmente achará que a foto está boa.

Praticar até aprimorar a sua pegada na camera pode resolver este problema. Se você estiver usando lentes com estabilização de imagem e você ainda está acima de 1/50 segundos, você pode ter outro problema. Isso me traz ao segundo ponto. Não importa o quão boa a sua estabilização de imagem é, a velocidade do obturador ainda precisa ser rápido o suficiente para capturar a ação.

Da mesma forma que a sua mão instável pode causar a trepidação da câmera, um objeto em movimento pode torna-la borrada quando a velocidade do obturador for muito baixa.

Às vezes, você pode querer que a velocidade do obturador seja baixa. Se você já viu imagens com nuvens borradas, feixes de luzes à noite, ou lisas, cascatas de seda, etc., então você já viu o que acontece quando as pessoas diminuem a velocidade do obturador de propósito.

Iso Alto

isoalto

Imagem: Baixa qualidade de imagem, muito ruído.

ISO é a sensibilidade do sensor à luz, quanto mais alto você elevar o iso da sua camera,  você comprometerá a qualidade da sua imagem . Aumentando a quantidade de ruído e sua gama dinâmica , profundidade de cor , e diminuição de nitidez. Geralmente, em câmeras low-end , isso pode estragar completamente a sua imagem.

Calibragem das Lentes

Quando você percebe que está tirando fotos constantemente fora de foco,  pode ser extremamente frustrante. Quando você está fotografando com uma lente do kit , isso não costuma acontecer, mas se você receber uma nova lente , você pode vir a ter este problema.

Às vezes , uma nova lente precisa ser calibrada para o corpo da câmera que você tem. Eu reconheço que todos os corpos de câmera não tem a capacidade de ajustar manualmente o foco de uma determinada lente , mas se o seu tem esse recurso , fazer alguns testes de  foco em objetos estáticos ( com um tripé ), pode ajudar a você perceber se o problema vem de você ou não.

Perda de Foco

perdadefoco

Imagem: foco está no laço rosa.

Dependendo do modo de foco que você utilizar e da maneira que você utilizar, você pode apenas perder o foco. Isto apenas significa que ou a sua câmara está focando o fundo ou o assunto errado. Muitas vezes isso é erro do fotografo, mas às vezes é culpa da câmera, especialmente com pouca luz .

Por exemplo, se você está tirando uma foto de uma pessoa e o foco está no seu nariz ou cabelo e seus olhos estão ligeiramente fora de foco , isso pode arruinar a imagem. Se este for o caso , tente usar apenas um ponto de foco em um ponto e usar esse ponto para se concentrar em um de seus olhos. Você pode ter que pesquisar no manual para descobrir como alterar modos de focos e pontos . Se isso não funcionar , tente as outras dicas neste artigo .

Pouca profundidade de campo

Se você estiver usando uma lente “tele” ou uma lente com uma abertura ampla ,  você poderá estar lidando com uma profundidade de campo específica da lente .Isto significa simplesmente que há poucos objetos da cena em foco, então você tem que ter cuidado .

Depois de se concentrar , você deverá apenas  se mover para a frente ou para trás ou instruir que o seu “assunto” avance ou recue, levando-os a ficar dentro do foco e se isso não for feito você estará totalemtne fora de foco, já que esses tipos de lente tem distancias focais bem precisas.

Este pode ser um erro muito comum entre os principiantes e pode ser corrigido através da pratica descrita a cima. Outra maneira para a correção, é tentar fechar a sua abertura ( um aumento no número f) . Por exemplo, se você comprou um f1.8 35 milímetros ou 50 milímetros , em seguida, em vez de fotografar bem aberto em 1,8, tente fotografar em 2.8 em primeiro lugar e ver se vai ajudar.

Atenção : se você definir a sua abertura para aumentar o f stop, isso também pode ser um problema . Muitas lentes são de baixa focagem em aberturas estreitas (pense f16 e/ou superior) .

Estabilização de imagem quando utilizar um tripé

Ouvi dizer,  que se você não desligar a estabilização de imagem quando você montar sua câmera em um tripé , pode ser que  isso resulte em imagens borradas. Este é um erro menos comum , honestamente , mas acontece . Se você montar sua câmera em um tripé , lembre-se de desligar o estabilizador de imagem . Ele pode geralmente ser desligado por meio de um botão no lado da lente . Por alguma razão, os algoritmos de estabilização de imagem nem sempre podem lidar com isso quando a câmera está em um tripé.

Fonte: improvephotography
texto: AARON GRUBB